domingo, 3 de maio de 2009

Ética - virtude em desenvolvimento






por João Damasio






. A Ética clama por humanidade. Clama ainda por princípio doutrinário. A Ética quer, assim, chegar a seu estado ideal: Educação, respeito, caridade... Amor ao próximo.
Ética perfeita só existirá quando o ser se abster de todo o egoísmo e orgulho que tem embutido em si.
. O princípio ético nem de longe se compara à lei humana. Os homens – vulgarmente – confundem e traçam esse paralelo. A diferença é perceptível, no entanto, quando pedimos, por exemplo, aos políticos, que demonstre ética, eles nos respondem com o parágrafo de alguma lei descrita na constituição.
. As leis estão em constante reinvenção. Daí já se prova a imperfeição do sistema jurídico por si só. E que leis são essas que, na maioria das vezes, não são cumpridas?
. Muitos concluem por ai que a Ética é um princípio variável, por existirem diferentes culturas, diferentes povos, portanto diferentes pontos de vista sobre determinado assunto. Exemplo clássico para variados fins: Na Índia e em alguns outros pontos do oriente a vaca é um animal sagrado e não há a possibilidade de encará-la como alimento, como ocorre no resto do mundo. Então, será que no Brasil é comum comer carne de vaca e na Índia é antiético?
Equivoco encarar dessa forma. A ética é justamente o ponto onde se relacionam as culturas. Pode ser dito que nesses países orientais é antiestético ingerir carne de vaca.
. O dicionário Aurélio confirma com sua definição: “Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
Moral é a base da Ética e vice-versa.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, no caderno de temas transversais e ética, avalia-se a busca pelos valores éticos do indivíduo nos seguintes critérios:
• Perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas situações de convívio;
• Usar o diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas;
• Buscar a justiça no enfrentamento das situações de conflito;
• Atuar de forma colaborativa nas relações pessoais, bem como sensibilizar-se por questões sociais que demandam solidariedade;
• Conhecer os limites no ambiente em que se encontra e participar da construção coletiva de regras que organizam a vida em grupo;
• Participar de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração;
• Reconhecer diferentes formas de discriminação e injustiça.
. Baseados nessa citação podemos reconhecer que para ser ético, não basta ficar parado e alheio. É preciso se expressar, trabalhar coletivamente, como foi repetido diversas vezes no trecho acima.
. Contudo, podemos compreender que a ética em sua forma perfeita só será alcançada com o passar do amigo, tempo. Compondo o processo evolutivo da vida e da inteligência humana.


Obs.: ESTE É UM MATERIAL DA OFICINA DE ÉTICA E JUVENTUDE (METODOLOGIA DO CJ-PALMELO).

2 comentários:

  1. A Oficina de Ética está reformulada, com mais arquivos-base e com o roteiro sugerido em fase de construção. Assim que a pasta de arquivos for fechada, junto à metodologia proposta, publicaremos o material da oficina aqui e estaremos disponíveis para voltar a ministrar.
    Já trabalhamos com a oficina perante público três vezes, sendo uma delas no I Congresso Goiano de Educação Ambiental. Esses trabalhos serviram de testes para a melhores reformulação da Oficina, que tem previsão para ficar pronta até o fim de Maio/2009.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mais uma vez pelo texto, João.. que por aqui ainda não tinha elogiado, rs!

    ResponderExcluir