quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Jovens Goianos Constroem Programa Estadual de Juventude e Meio Ambiente



Jovens de 19 municípios de Goiás e representantes de outros três Estados se reuniram para discutir a questão ambiental no contexto do Cerrado Goiano.

Buscando mobilizar jovens que acreditam em um mundo melhor e fortalecer o Movimento de Juventude pelo Meio Ambiente no Estado, o IV Encontro Estadual de Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás (EEJMA-GO), teve como foco o tema “As políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente”, e como pano de fundo o debate sobre o Cerrado.

O evento que ocorre desde quinta-feira, 20 de agosto, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB, em Anápolis, contou em sua abertura com a presença de Antônio Gomide, prefeito de Anápolis, Pedro Wilson, Deputado Federal do PT e autor da PEC do Cerrado, Rachel Trajber, coordenadora geral de Educação Ambiental do MEC,e, Rosemeire Aparecida Matheus, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, além dos representantes do Coletivo Jovem de Meio Ambiente, Cristiano Cunha, Alice Regis e Patricia Godinho.

Na sexta-feira, dia 21, foram desenvolvidas discussões sobre Políticas Públicas de Juventude, que contou com a presença dos jovens: Efraim Neto, da REJUMA, Márcio Apolo, Gerente Estadual de Políticas Políticas de Juventude de Goiás e Rangel Arthur, coordenador do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente, quando foi iniciado o processo de construção do Programa Estadual de Juventude e Meio Ambiente, que apontou ações que tenham como finalidade focar na importância da mobilização protagônica de jovens, na garantia dos seus direitos.

O evento também contou, dia 22, com a vivência sobre Valores Humanos e Cultura de Paz, com a Dra. Rosa Maria Viana,docente da Universidade Salgado de Oliveira e com a Roda de Conversa sobre o Papel do Jovem na Gestão Ambiental Local, em uma Roda de Conversa com Ana Carolina, analista ambiental do IBAMA, Sérgio Ramos, da Diretoria de Meio Ambiente de Anápolis e Dr. Anderson Harly, docente da Universidade Católica de Goiás e presidente da Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado.

O último dia do IV EEJMA-GO termina em festa, com a Palestra: Transversalidade na Cultura e no Meio Ambiente com Luis Sérgio, facilitador do Ministério da Cultura e presidente do Fórum Permanente de Cultura no Estado de Goiás e fechando com grande estilo o evento contou ainda com uma Roda de Djembê em Reverência a Mãe Terra, com o Mestre Alemão do Bloco Coró de Pau (Gyn) e com a apresentação do Projeto EscolArt (Anps). Também se apresentaram no evento o Grupo Vida Seca (Gyn), a Cia. Bokemboka, Teatros, Bonecos e Circo (Anps), o Projeto Mundo Encantado (Gyn), a Banda Profunda Raiz (Anps) e com os palhaços Bulacha e Maionese.

O EEJMA-GO é uma realização do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás em conjunto com a Diretoria de Meio Ambiente de Anápolis, contando com o apoio da SEMARH, SEDUC, UEG.

Equipe de Comunicação do IV EEJMA-GO (Adenevaldo Júnior, Diogo Damasceno, João Damásio e Efraim Neto)

Um comentário:

  1. Olá ótimas Publicações =)
    atualize Nosso portal em sua homepage,Coletivos Jovens de Meio Ambiente de Mato Grosso - CJMT [ http://www.coletivojovem-mt.blogspot.com],ajude-nos a perpetuar irmandade cjotense na Rede!
    Saudações Coletivas

    - Nucom /CJMT.
    [s]'

    ResponderExcluir